O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora é um espaço de peregrinação, espiritualidade e história, construído ao longo de mais de 120 anos quando os Salesianos chegaram a Cuiabá vindos do Uruguai.
São muitos cristãos que circulam nesse Santuário durante o mês. Entre eles, estão os frequentadores fiéis, visitantes, os que escolhem esse maravilhoso ambiente para receber o sacramento do matrimônio, além dos religiosos salesianos, responsáveis pela Igreja.
Mas será que os fiéis sabem a origem de sua arquitetura? Ou algum fato interessante que chame a atenção de quem o visita? Afinal, toda construção tem sua história! Por isso, selecionamos 7 fatos sobre o Santuário para enriquecer o conhecimento de quem o admira!
A história que deu origem ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora
A história do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora começa com a chegada dos Salesianos em Cuiabá, no dia 18 de junho de 1894. Os primeiros vieram de Montevidéu – Uruguai, a pedido de Dom Carlos Luiz d’Amour e do Governador de Mato Grosso.
Assim, sob a liderança de Mons. Luiz Lasagna, a missão era auxiliar no trabalho pastoral do povo, mas, especialmente, para evangelizar os Índios Bororo, que viviam aldeados sob a vigilância do Exército.
Nesse momento, Pe. Antônio Malan foi nomeado primeiro Diretor e Pároco da Paróquia São Gonçalo do Porto. E assim começou a missão de erguer uma comunidade religiosa segundo o carisma de Dom Bosco, em favor do povo de Deus.
Como toda missão iniciante, houve muitos desafios e conflitos até que a paróquia se consolidasse com a presença dos fiéis. Mas é por meio dos desafios que se ergue a fé e foi assim que a matriz de São Gonçalo foi reconstruída e inaugurada em 1920 e, alguns anos depois, o Santuário à Virgem Auxiliadora.
Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, um lugar de peregrinação!
Antes de tudo, o que significa um ‘Santuário’? Para a Igreja Católica, existem títulos que são concedidos aos templos a partir das características que eles têm. Um Santuário, por exemplo, é um lugar de peregrinação da fé, marcado por acontecimentos especiais que levam as pessoas à experiência de Deus.
Logo, o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora é um local de experiência de Deus, de milagres, curas etc., acontecidos ao longo dos anos, testemunhados pelo povo e atestados pelas autoridades eclesiásticas.
E para contar um pouco da história do Santuário, escolhemos 7 fatos curiosos que vão enriquecer seu conhecimento e aumentar sua admiração por esse espaço tão belo e totalmente preenchido pela presença viva do nosso Deus.
7 fatos curiosos que você precisa saber!
#1 O padre que decidiu construir o Santuário, tornou-se Arcebispo de Cuiabá
O Pe. Francisco de Aquino Correia, em 1912, decidiu construir uma igreja dedicada a Nossa Senhora, junto à escola que os salesianos abriram assim que se instalaram na missão. Depois, o pe. Francisco tornou-se Arcebispo de Cuiabá e governador de Mato Grosso.
#2 O alicerce do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora foi escavado pelos índios
O mesmo Pe. Francisco convidou Pe. Bálzola, que cuidava dos índios Bororo, para trazer um grupo deles para escavar os alicerces do templo. Após a realização da difícil missão, devido ao terreno muito duro, os índios receberam elogios e presentes de todos.
#3 A inauguração aconteceu no ano da beatificação de Dom Bosco
Embora não estivesse terminada, a Igreja foi inaugurada em 1929, ano da beatificação de Dom Bosco. O fundador dos Salesianos tinha uma profunda devoção à Nossa Senhora Auxiliadora e não foi à toa que a inauguração da Igreja aconteceu nesse dia.
#4 Estilo neogótico
O estilo neogótico ou revivalismo gótico é um estilo de arquitetura revivalista originado em meados do século XVIII na Inglaterra. No século XIX, esse estilo procurava reavivar as formas medievais, um momento histórico em que a religião imperava na Europa. E o estilo do Santuário traz com clareza os traços, os desenhos dessa arquitetura.
#5 É possível subir na torre da Igreja
Ainda sobre a arquitetura da Igreja, construiu-se a torre da Igreja entre os anos de 1959 e 1960, e o arquiteto Vicente Calábria acompanhou toda essa etapa. Também o cume da torre possui uma saída e um pequeno terraço para os mais corajosos contemplarem o lindo panorama da Prainha, do Rio Cuiabá e do Centro Histórico da cidade.
#6 Colocou-se a primeira pedra no dia 24 de maio
Em 24 de maio de 1912, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, foi então que a pedra fundamental edificou o início da construção da Igreja. Já em 1919, chega a imagem de Nossa Senhora, que em 1919 recebeu a primeira coroação por Dom Angelo Scarpardini, também o primeiro Núncio Apostólico a visitar Cuiabá.
#7 O coral dos alunos animava as missas do Santuário
A Igreja tornou-se um grande Centro de peregrinações marianas, para lá iam os fiéis nas rezas do terço, na coroação de Nossa Senhora e nas solenidades marianas, e as missas eram abrilhantadas pelo coro dos alunos do Colégio Dom Bosco.
Agora, quando você entrar no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, poderá contemplar a força da fé e de uma história de mais de 100 anos!