O que podemos aprender com a conexão entre Dom Bosco e São Francisco de Sales 

Dom Bosco e São Francisco de Sales são conhecidos na Igreja e pelos cristãos católicos por suas virtudes, missionariedade, dedicação exclusiva ao serviço em benefício da humanidade, e tudo isso é fruto do grande amor a Deus que os impulsionava.

Mas quem foram esses dois grandes homens? Por qual motivo eles estão conectados e o que a amizade entre eles nos ensina hoje? Encontre essas respostas neste post.

Dom Bosco e São Francisco de Sales: quem foi Francisco de Sales?

Francisco de Sales nasceu no dia 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, no Ducado de Saboia (antiga região da Itália, mas que, após a divisão de territórios, passou a pertencer à França). Foi o primeiro de 12 irmãos, o filho em quem o pai investiu muito em educação e formação religiosa, e um jovem que descobriu cedo sua vocação ao sacerdócio. 

Apesar das crises pessoais e da resistência da família em vê-lo sacerdote, Francisco tornou-se um padre notável, com títulos, para agradar ao seu pai. Mas principalmente foi um grande missionário que conseguiu evangelizar um território dominado pelos calvinista, em três anos, com a ajuda de um primo que era cônego.

Então, foi indicado como sucessor do bispo de Genebra, assumindo em 1602. Sua missão foi frutuosa: reformou o clero da sua diocese, fez diversas visitas pastorais, foi um excelente catequista, fundou uma congregação religiosa, além de atuar como escritor e diretor espiritual.

Suas virtudes, docilidade, atenção aos mais necessitados e o anúncio do evangelho de maneira criativa e inovadora fizeram de Francisco de Sales um santo admirado por muitos sacerdotes de sua época; foi canonizado pelo Papa Alexandre VII em 19 de abril de 1665. 

Dom Bosco e São Francisco de Sales: quem foi Dom Bosco?

Giovanni Melchior Bosco nasceu a 16 de agosto de 1815 no sopé dos Alpes italianos, em uma família simples de agricultores. Com dois anos perdeu seu pai, Francisco Bosco, e sua mãe, Margherita Occhiena, tornou-se sua referência de fé, trabalho e educação. 

A vida de Bosco foi uma mistura de mística e ação em benefício dos mais pobres, principalmente os jovens. Quando criança, foi visitado por Deus em sonhos diversas vezes e desde cedo sabia que sua vocação se encontrava em servir ao Senhor mais de perto.

Aos 26 anos, foi ordenado sacerdote e passou a ser conhecido como Dom Bosco, celebrando sua primeira missa na Igreja de São Francisco de Sales. Imediatamente começou sua missão de resgatar e evangelizar os jovens perdidos nas ruas de Turim. 

A missão de Dom Bosco tornou-se sua vida e a vida de muitos que o ajudaram: trabalhou com os órfãos; abriu oratórios onde acolhia crianças; ensinou muitos a ler, escrever e atividades diversas; escreveu muitos livros e criou um sistema educativo inovador.

Mais ainda: “Nossa Senhora quer que fundemos uma Sociedade. Decidi que nos chamaremos Salesianos. Coloquemo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales.” Logo, os Salesianos estão presentes em 133 países com evangelização e educação de jovens. Dom Bosco foi canonizado em 1º de abril de 1934 pelo Papa Pio XI.

Uma amizade com propósitos eternos

Agora já é possível fazermos a conexão entre Dom Bosco e São Francisco de Sales! Veja as familiaridades que eles têm:

  • Dom Bosco nasceu no mesmo país que Francisco de Sales. Na época, o reino da Saboia pertencia a Itália, e ambos nasceram neste território;
  • Desde o início de sua vida sacerdotal, Dom Bosco se inspira em Sales: a dedicação e o serviço pastoral que Francisco de Sales tinha, a docilidade com a qual ele tratava os jovens, sua vida missionária intensa fora da sacristia e no meio das pessoas; 
  • Dom Bosco e São Francisco de Sales compartilharam a mesma preocupação pela escrita. Eles usaram os meios de comunicação para se aproximar das pessoas, formá-las, educá-las e instruí-las com valores dignos do evangelho. 
  • Por fim, Dom Bosco conheceu Francisco de Sales pela sua fama de santidade, dedicação ao serviço, amor a Deus e ao próximo, principalmente os jovens.

Como dizem os Salesianos, Dom Bosco não seria quem foi sem a ilustre influência de São Francisco de Sales em sua vida! Não é à toa que a congregação tem ele como patrono! O exemplo de Francisco de Sales é modelo para muitos bispos, sacerdotes e religiosos.

Cultivemos amizades santas

A vida humana precisa de referências. Foi assim com o próprio Jesus, quando escolheu uma família para nascer. E seus pais – Maria e José – são modelos perfeitos, referências incontestáveis de amor e obediência à vontade de Deus.

Quando assistimos a amizade entre Dom Bosco e São Francisco de Sales, percebemos o quanto a vida de São Francisco de Sales foi uma referência para Dom Bosco – uma amizade que não se construiu pela presença, mas pelo exemplo.

Atualmente, as pessoas confundem amizade com dependência afetiva, porém isso não é sadio, nem ajuda na maturidade humana. Ao contrário, a amizade verdadeira deixa o outro livre, o conduz ao que é certo e sobretudo inspira ações justas e evangélicas.

Para Dom Bosco, fazer a vontade de Deus era tudo e ele encontrou em São Francisco de Sales o exemplo de alguém que o conduziu à santidade! Se queremos nos dedicar a algo que valha a pena, precisamos de exemplos que nos impulsionem para isso!

Por isso, peçamos a esses santos que nossa vida encontre pessoas que nos inspirem santidade, justiça, solidariedade e nos comuniquem Deus, a fonte da verdadeira vocação.

Veja que tema importante: 

Como conciliar o tempo entre trabalho, família e Igreja? 

Mais conteúdos

|clique aqui