As Igrejas em Cuiabá não são apenas um patrimônio histórico e cultural. Mas, sobretudo, um lugar onde podemos fazer uma experiência de fé !
A arquitetura, os componentes históricos dessas Igrejas em Cuiabá nos ajudam a enxergar que há um mundo além do material. Pois, todas essas características, em todos os aspectos, material ou espiritual, nos convidam a um encontro profundo com o divino.
Assim, não é preciso muito esforço para perceber que a fé e a devoção eram um das coisas que moviam as pessoas no tempo de fundação de cada uma das igrejas que veremos a seguir. Suas crenças e personalidades podem ser facilmente percebidas através de cada construção.
Sem sombra de dúvidas, aqueles que visitam as Igrejas Católicas em Cuiabá sentem-se imersos na história, cultura e fé daqueles que contribuíram para a construção de um dos maiores patrimônios religiosos do Brasil.
Conheça mais sobre as Igrejas em Cuiabá e mergulhe na história deste tesouro da fé católica aqui no Brasil. Continue lendo.
1. Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá
A catedral original foi construída no século XVIII, mais precisamente em 1723, quando a cidade de Cuiabá foi fundada. A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus, localizada no centro da cidade, é um marco fundamental da fé católica entre as Igrejas de Cuiabá.
Até chegar aos dias de hoje, ela passou por muitas transformações históricas, dentre elas uma reconstrução em 1739, e também em 1745, quando ganhou uma torre. Mas, somente em 1826 que veio a se tornar Catedral.
Outra data importante é a de 1968, onde foi implodida e em 1973 reconstruída, permanecendo até os dias atuais.
Embora a Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá tenha passado por várias reformas ao longo dos séculos, a sua essência foi preservada. O interior da Catedral nos encanta com sua arquitetura colonial e vitrais cheios de beleza que narram histórias bíblicas.
É nessa Catedral, mãe das Igrejas cuiabanas, que muitos fiéis se reúnem para celebrar missas solenes e eventos religiosos importantes.
2. Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Apesar de ser a Igreja mais antiga de Cuiabá, erguida no século XVIII, encontramos facilmente suas características primárias.
Assim, com decoração em estilo barroco-rococó nos altares, tendo seu altar-mor em talha dourada e prateada, e, segundo a Câmara Municipal de Cuiabá, é a única com esses detalhes no Brasil e entre as Igrejas em Cuiabá.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito está localizada na região central. Ademais, foi construída em 1722 em estilo barroco, inicialmente com a técnica da taipa de pilão. E passou por várias reformas, incluindo uma que transformou sua fachada em neogótica, entre as décadas de 1920 e 1980, quando foi reformada, e a arquitetura colonial resgatada.
Anualmente, essa igreja é o centro das celebrações da Festa de São Benedito, que atrai devotos de todo o estado.
3. Igreja de São Gonçalo do Porto
Situada no bairro de Porto, a Igreja de São Gonçalo é outra preciosidade histórica de Cuiabá. Construída no final do século XVIII, esta igreja destaca-se por sua arquitetura simples, mas imponente.
Em 1916, a igreja foi demolida para dar lugar à atual construção. Ela possui no alto de sua torre uma imagem de mais de dois metros do Cristo Redentor sobre um globo.
Na fachada do templo, há imagens de quatro evangelistas: São Lucas, São João, São Mateus e São Marcos. Também na fachada há um relógio que pertenceu anteriormente à Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
A devoção a São Gonçalo é especialmente significativa entre as igrejas de Cuiabá, refletindo a tradição e a fé dos moradores locais.
4. Igreja de Nossa Senhora do Carmo
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Dom Aquino, é um templo que encanta pela sua beleza e simplicidade. Fundada no início do século XIX, a igreja possui uma arquitetura neoclássica e é um importante local de Missas solenes, devoção e peregrinação mariana.
Além disso, as festividades de Nossa Senhora do Carmo são um momento especial de devoção e confraternização entre os fiéis das Igrejas de Cuiabá.
5. Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora
O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, localizado em Cuiabá, é um importante marco religioso e histórico da cidade. Fundada no início do século XX, sobre um monte no qual pode ser visto por todos, o Santuário é um dos cartões postais de Cuiabá, pela sua beleza singular.
Sua construção aconteceu com o propósito de melhor atender aos estudantes e a uma crescente comunidade católica da região. Ao longo dos anos, tornou-se um ponto central para as atividades religiosas e sociais, desempenhando um papel importantíssimo na vida espiritual e comunitária dos habitantes de Cuiabá.
Foi construída em tijolos maciços, mas a torre já utilizou cimento armado e ergue-se, esbelta, no alto do morro. O cume da torre possui uma saída e um pequeno terraço. Assim, aqueles que se sentem à vontade podem contemplar o belíssimo panorama da Prainha, do Rio Cuiabá e do Centro Histórico da cidade.
No final da década de 1980, houve uma profunda reforma interna do Santuário, para adaptá-lo às reformas litúrgicas do Concílio Vaticano.
Durante o período de 2008 a 2012 realizou-se a reforma total, interna e externa do Santuário. No dia 1º de junho de 2008, o Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, segundo Núncio a visitar Cuiabá, realizou a dedicação do Santuário.
Sua arquitetura em estilo neogótico e que traz abóbadas de aresta é um verdadeiro espetáculo para todos aqueles que visitam as Igrejas de Cuiabá.
Clique aqui e conheça mais sobre a história deste Santuário incrível.
Conclusão
As igrejas de Cuiabá não são apenas locais de passeio e visitação, mas verdadeiros patrimônios da fé Cuiabense que refletem a rica herança católica da região.
Portanto, cada templo conta uma história única de fé, devoção e história da região. Se você está em busca de um profundo encontro com a espiritualidade católica e a história, não deixe de visitar essas magníficas igrejas.