A Família Salesiana é uma realidade eclesial espalhada no mundo todo, composta de 32 instituições religiosas e movimentos oficialmente reconhecidos, inspirados pelo carisma e pela missão apostólica do seu fundador São João Bosco (Dom Bosco).
Fazem parte da Família Salesiana religiosos/as e leigos ativos nos campos da promoção humana, da educação e da evangelização para o bem da juventude e das classes populares em condições de pobreza econômica, carência afetiva, cultural ou espiritual.
Essa Família religiosa, unida por laços de espiritualidade e missão, tem uma história para contar sobre a Páscoa que marcou a vida da Congregação! A Páscoa já é uma boa notícia e quando ela acompanha a providência divina se torna uma explosão de alegria!
A Família Salesiana no mundo
Você já ouviu falar sobre a Família Salesiana? Não é possível contar seus membros, mas sintetizar a história dela. Seu grande inspirador foi Dom Bosco! Ele deu início a um vasto movimento de pessoas que trabalham de diversos modos em favor da juventude.
A inspiração de Dom Bosco deu vida à Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), como também ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e à Associação dos Cooperadores Salesianos.
Unidos à vida religiosa e aos cooperadores, surgiram muitos grupos e movimentos, em diversas partes do mundo, motivados pelo mesmo carisma, que juntos formam a Família Salesiana. Atualmente composta por 32 grupos oficialmente reconhecidos, com um total de 402.500 membros.
Essa Família vive em comunhão, compartilha o mesmo objetivo, bebe do mesmo carisma, suscita vocações e espalha a semente do carisma através da missão e das obras de evangelização, educação e formação da juventude, principalmente os mais pobres.
A Páscoa de 1846 para a Família Salesiana
Vamos à história de uma Páscoa muito especial! Ela aconteceu em 1846 e marca um dos acontecimentos mais importantes da história da Família Salesiana.
Naquele ano, Dom Bosco procurava um local fixo para promover as atividades de oração, lazer e formação voltadas às centenas de meninos pobres de Turim que já se reuniam todos os finais de semana em torno dele.
Foi então que apareceu a proposta de utilizar um mísero barracão, doado pelo senhor Pinardi. O barracão, porém, não era nada acolhedor! No entanto, foi um presente que a Providência Divina preparou para toda a Família Salesiana.
Dom Bosco logo se entusiasmou, como relatam seus escritos: “Corri logo ao encontro dos meus jovens; reuni-os ao meu redor e pus-me a gritar em voz alta: – Coragem, meus filhos, temos um Oratório mais estável que no passado; teremos igreja, sacristia, salas para as aulas, lugar para recreio. Domingo, domingo iremos ao novo Oratório, lá na casa Pinardi…”
E os jovens responderam com o mesmo entusiasmo! “Alguns corriam ou pulavam de alegria; outros permaneceram imóveis; outros gritavam e, diria, urravam, berravam. Mas de comoção, como quem experimenta grande alegria e não sabe como exprimi-la, levados por profunda gratidão”.
Essa boa notícia veio com a ressurreição do Mestre, pois o dia seguinte, 12 de abril de 1846, era Páscoa!
Seguindo os passos do Mestre…
Segundo o padre Francesia, que era na época um dos rapazes do Oratório, “Quando Dom Bosco visitou pela primeira vez aquele local, que deveria servir para o seu oratório, precisou ter cuidado para não bater a cabeça, porque de um lado não tinha mais de um metro de altura; o pavimento era de terra batida, e quando chovia a água entrava por todo lado. Dom Bosco sentiu correr entre os pés grandes ratazanas, e por cima da cabeça, morcegos a voar”.
O que era motivo de preocupação para alguns, foi de alegria para Dom Bosco! Mas o evangelho não começou diferente! De uma simples jovem e um rapaz pobre formou-se a família que acolheu o Salvador, este, por sua vez, nasceu na pobreza e nos deu a maior riqueza de todas, a sua própria vida!
A história se repete até hoje na Igreja através da vida de tantos missionários e missionárias, santos, beatos, veneráveis que abraçam o evangelho com sua vida! E o barracão foi o primeiro lugar oficial do oratório de Dom Bosco, um marco histórico para a Família Salesiana.
Por isso que toda Páscoa é também uma oportunidade de relembrar a Páscoa de 1846 para todo salesiano! Naquele dia, como também nos tempos atuais, o Senhor continua a demonstrar seu amor a toda Obra Salesiana que Ele inspirou para Dom Bosco.