Em 2024, a Igreja Católica celebra os 60 anos da primeira edição nacional da Campanha da Fraternidade, e nos propõe o tema “Fraternidade e Amizade Social”.
“A Campanha da Fraternidade tem como objetivo geral um despertar para a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, a fim de que em Jesus Cristo, a paz torne-se uma realidade para todas as pessoas e os povos.”
Essas são palavras de Dom Vital Corbellini, Bispo de Marabá – PA afirmando a importância da Campanha para toda a Igreja, não apenas no Brasil. E você? Sabe como nasceu essa iniciativa e como participar dela neste ano? Confira o material que preparamos aqui.
O que é a campanha da fraternidade
Em 1961, três padres, responsáveis pela Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha para levantar fundos para assistir aos pobres. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, quando o bispo era Dom Eugênio Sales.
A inspiração deu certo e, no ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a Campanha da Fraternidade. Logo, em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”, e em 2024 celebra-se 60 anos de uma iniciativa que acompanha a vida e reforça as reflexões dos católicos no Brasil.
Os objetivos da Campanha da Fraternidade são permanentes e elencados pela CNBB:
1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;
2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;
3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja).
O lançamento da Campanha acontece sempre no primeiro domingo da Quaresma, aproveitando a espiritualidade desse tempo litúrgico que nos convida à conversão e a práticas de solidariedade fraterna através de ações práticas e da formação da consciência a partir da proposta do Evangelho.
O tema da Campanha da Fraternidade 2024
Todo ano é escolhido um tema para ser trabalhado. Em 2024, o tema escolhido é: “Fraternidade e amizade social”, e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), que é inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti: sobre a fraternidade e a amizade social – do Papa Francisco – publicada no ano de 2020.
A Encíclica Fratelli Tutti é um verdadeiro tratado sobre a fraternidade, um tema urgente que vem como resposta a múltiplas formas de violências, tendências extremistas (ideológicas, políticas, religiosas) e diversas formas de perseguição à pessoa humana e à sua liberdade.
Dessa forma, a Campanha da Fraternidade 2024 nos propõe a experiência da amizade aberta que ultrapassa barreiras e promove o diálogo, a solidariedade, a comunhão, a compaixão, a justiça, a paz e a harmonia entre as pessoas em contraste a qualquer forma de violência, seja nos centros urbanos, na zona rural ou até mesmo dentro da família.
Sendo assim, o convite da Campanha é de acolher aqueles que são diferentes de nós, por qualquer motivo ou pensamento. Acolher é o primeiro passo para o diálogo e consequentemente para estabelecer a paz e o respeito acima de qualquer circunstância.
Como colocar a temática em prática
A primeira orientação para vivermos bem a Campanha da Fraternidade 2024 vem do Evangelho que nos diz: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). A partir dessa reflexão, os católicos são convidados a reconhecer o valor de cada pessoa, e trabalhar na construção da unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
Depois, o Papa nos dirige estas palavras em sua mensagem para a campanha:
“Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas.”
Por fim, a Campanha da Fraternidade 2024 é muito bem organizada e nos propõe:
- Um itinerário com diversos roteiros para a meditação da Via Sacra;
- O Terço da Amizade Social;
- O subsídio com roteiros para Adoração Eucarística, Celebração Penitencial e Celebração Ecumênica;
- A editora da CNBB também oferta impressos de divulgação como o cartaz, cartão-postal, banners e adesivos.
Há também a coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal que acontece no Domingo de Ramos e é destinada ao cuidado para com os pobres. Tudo isso nos ajuda a transformar pensamentos em ações e a contribuir com a transformação da sociedade e principalmente dos ambientes que frequentamos.
Acolhamos a bênção do Santo Padre em favor da Campanha:
“Desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos neste caminho quaresmal e faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades desta querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência.
Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, e como penhor de abundantes graças celestes, concedo de bom grado a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham pela fraternidade universal, a Bênção Apostólica, pedindo que continuem a rezar por mim.”
Papa Francisco (Roma, São João de Latrão, 25 de janeiro de 2024, festa litúrgica da conversão de São Paulo Apóstolo)
Sempre é tempo de perdoar! Confira este conteúdo: Aproveite a Quaresma para perdoar