A vida espiritual e os desafios da vida moderna

A vida moderna apresenta grandes desafios para os católicos que desejam uma vida espiritual de qualidade. Isso porque, embora tenhamos ganhado algumas facilidades com o avanço tecnológico, a vida moderna trouxe muitas distrações para uma alma que deseja progredir na intimidade com Deus.

Dessa maneira, nos tempos em que estamos vivendo, querer é a primeira condição, mas não é suficiente para nos manter firmes em nossos propósitos espirituais.

Na luta pela vivência espiritual, é preciso conhecer bem os nossos inimigos externos, mas também os internos. Assim, progredimos ao invés de desistir.

Portanto, neste texto você encontrará não somente uma análise geral da realidade que nos circunda. Mas, também, aprenderá técnicas para driblar e superar os desafios da vida moderna e permanecer firme na busca por uma vida espiritual profunda e autêntica.

Continue lendo!

As exigências da vida espiritual

A vida espiritual do católico é marcada por um compromisso profundo com a fé e a prática dos ensinamentos de Jesus Cristo sob o direcionamento da verdadeira Igreja: a Igreja Católica. Esse direcionamento tem como principal objetivo auxiliar na vivência cristã e intimidade com Deus.

Assim, para ter uma profunda e autêntica espiritualidade, é indispensável que sigamos as orientações da Igreja a respeito da vida Espiritual.

Dessa maneira, nos deparamos com um vasto conhecimento adquirido por homens e mulheres, santos e santas de nossa Igreja que não mediram esforços na luta pela vida espiritual.

Inclusive é por meio desse conhecimento tão precioso para nós católicos que podemos crer que, embora estejamos nesse mundo, podemos vivenciar aquilo que é eterno.

A vida sacramental, a oração, as leituras espirituais, a vivência comunitária etc., são algumas das exigências para mantermos uma vida espiritual ativa e que nos faz experimentar o céu.

Dessas coisas dependem o respiro da alma e sem elas a vida espiritual definhará.

Os inimigos da vida espiritual na modernidade

Assim afirma o Papa Francisco, segundo o Vatican News: “Com efeito, a vida espiritual do cristão não é pacífica, linear e isenta de desafios, mas, pelo contrário, exige um combate contínuo.”.

É preciso estipular prioridades ao longo do dia para que o tempo que temos não escorra por nossas mãos juntamente com a vida espiritual, pois como diz Santo Afonso de Ligório:

“É preciso que nos convençamos de que da oração depende todo o nosso bem. Da oração depende a nossa mudança de vida, o vencer as tentações; dela depende conseguirmos o amor de Deus, a perfeição, a perseverança e a salvação eterna”

Nesse sentido, é necessário lembrar sempre que somos chamados a colocar cada coisa em seu lugar: Deus acima de tudo e pessoas acima das coisas. Seguindo o que Jesus nos ensinou:

“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.”

O impacto do uso excessivo de mídias digitais na vida espiritual

De acordo com o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, publicado em parceria entre We Are Social e Meltwater, os brasileiros passam em média 9h13 por dia on-line. Esse índice é um dado alarmante para a neuropsicologia que analisa os riscos à saúde mental dos usuários com esse comportamento.

Porém, os prejuízos não atingem apenas a saúde física, mas espiritual. Vejamos na prática como isso acontece:

Tecnologia e Mídias Sociais: o uso excessivo da tecnologia e das redes sociais podem trazer bastante distração para aqueles que buscam uma vida espiritual. Quem nunca se deparou com a realidade de ter passado horas em frente a uma tela de celular sem ao menos perceber?

Consumismo e Materialismo: a ênfase no consumismo e no materialismo nas mídias digitais pode desviar o foco das pessoas das questões espirituais. A busca incessante por bens materiais e por status podem enfraquecer a fé nos levando a uma mentalidade auto suficiente. Assim, somos levados a desprezar o auxílio divino e depender apenas de nossas forças humanas.

Falta de Tempo: o tempo exagerado utilizado no consumo das mídias digitais pode desencadear grandes distrações, sobrando assim poucos momentos para a oração, a meditação e outras práticas espirituais. 

Cansaço físico e mental: Talvez muitos nem percebam, mas aquilo que consumimos de conteúdo ao longo do nosso dia podem dispor ou não o nosso coração à vida espiritual.

Isso porque nosso corpo e nossa alma estão intrinsecamente ligados. Assim, o que fazemos em nosso corpo é sentido em nossa alma e vice-versa.

Conclusão

Portanto, é preciso que busquemos as leituras espirituais e a fuga daquilo que é prejuízo para o corpo e para a alma. Assim, teremos sempre um coração mais livre e um corpo mais disposto para a vida espiritual.

De fato, uma pessoa que se alimenta bem, pratica exercícios regularmente sem se descuidar dos exercícios espirituais, certamente enfrentará com tranquilidade os desafios da era moderna.

Leia Depois:

5 curiosidades sobre a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

Como perdoar?

Saúde mental: 5 dicas para um 2024 mais leve!

Mais conteúdos

|clique aqui