A sede pelo amor é algo comum a todos nós, pois fomos criados justamente para isso: para amar e ser amado. Não encontrar o namorado ideal ou alguém para assim chamar não significa que você passará a vida inteira sozinho.
É natural que a vida humana e a sociedade nos peçam resposta quanto a realização de nossa vocação para aqueles que são chamados ao matrimônio, mas para os cristãos essa expectativa está ligada à leitura dos sinais e à Providência Divina.
Isso porque, diz o Catecismo da Igreja Católica que a totalidade do homem está sob a Divina Providência, e essa afirmação vai além de questões materiais ou da realização profissional, mas alcança a pessoa humana por inteiro.
Dessa forma, que tal uma leitura sobre esse tempo da espera? Nada como a reflexão, a oração e a fé para nos ajudar a viver um caminho de maneira serena! Veja o que preparamos para o dia 12 de junho.
O namorado é uma companhia no caminho!
Antes de tudo, lembremos que o namoro não é o fim em si mesmo, mas um relacionamento que proporciona o conhecimento de si, amadurecimento e uma etapa para aqueles que são chamados a viver o matrimônio.
E encontrar um namorado é conhecer alguém que está disposto à amizade, ao diálogo, ao compartilhamento de sonhos e da fé! Alguém no caminho que provoca descobertas que engrandecem a dignidade de ser pessoa humana e filha de Deus.
O namoro então se torna um meio que ajuda a exercitar a capacidade de amar, em que há afeto, carinho, atração física e emocional, como também o firme propósito de descobrir a vontade de Deus para si, para o outro e para o casal.
E enquanto o namorado não chega…
O tempo de espera para quem deseja encontrar namorado com boas qualidades não é triste. Sabemos que haverá dias difíceis, quando as emoções, a carência e o corpo parecerão gritar, mas é possível ordenar tudo para Deus, basta o firme propósito de viver a santidade.
Lembre-se que o sofrimento produz paciência que prova a fidelidade e gera a esperança. E a esperança, nunca engana. (Rm 5,3-5). Se Deus colocar algo em seu coração, Ele mesmo irá conceder todas as graças para que você alcance aquilo que deseja.
Por isso, busque viver o tempo de espera colaborando com a graça de Deus. Para ajudar, separamos algumas dicas que auxiliam a viver melhor este tempo, de uma maneira mais leve e agradável. Confira!
Dicas para viver bem a esper
- Veja a beleza em torno de si: observe a realidade à sua volta, perceba e valorize os processos que está vivendo neste momento. Considere a sua vida profissional, acadêmica, familiar e espiritual. Como estão estes aspectos da sua vida? Talvez alguma dessas áreas precise de mais atenção e você possa investir na saúde, nos estudos, como também na espiritualidade.
- Cultive boas amizades! É muito importante se relacionar com pessoas que tenham diferentes formas de pensar, que vivem outras realidades. Essa troca de experiências pode ser enriquecedora para ambas as partes. Sem contar que, quanto mais pessoas você conhecer, será maior a possibilidade de encontrar alguém interessante.
- Conhece-te, aceita-te, supera-te: essa é uma dica de Santo Agostinho. Antes de estar pronto para acolher outra pessoa em um namoro, com seus defeitos e qualidades, é necessário conhecer bem a si mesmo, aceitar as suas imperfeições e superar-se. Aprenda com os seus erros, especialmente com seus relacionamentos anteriores.
- Viva o momento presente: pensar sempre no futuro pode gerar uma ansiedade que compromete a percepção da realidade. É preciso olhar para o passado com misericórdia, sabendo que as experiências vividas contribuíram para a formação de quem é atualmente. Encontrando, no hoje, formas de mudar aquilo que precisa e pode ser mudado e entregando o futuro nas mãos de Deus, com abandono e confiança de que Ele sempre tem o melhor.
- Respeite os seus processos: é preciso compreender que o nosso tempo não é o mesmo de Deus. Ele conhece bem os nossos sonhos e é o principal interessado em realizá-los. Nós não fomos criados para a solidão, então aproveite o tempo de espera para trilhar um caminho pessoal e único, mas que possa alimentar o seu sonho, vivendo bem cada etapa e tirando os melhores aprendizados destas situações
- Troque o desespero pela esperança: Sabendo que, antes de iniciar um namoro, será necessário viver os processos que o antecedem, naturalmente trocará o desespero pela esperança em seu coração. Afinal, se não chegou o tempo da colheita, é porque Deus, o divino agricultor do seu coração, está preparando-o para aquilo que com tanto amor Ele lhe deseja dar.
- Estude e reze sobre a vocação matrimonial: aproveite o tempo de solteiro para investir em si, estudar e pesquisar sobre o que diz a Igreja a respeito do matrimônio. Conheça a história dos santos, quantos deles também não tiveram grandes dificuldades para encontrar a pessoa amada? No tempo certo você também poderá contar a sua história testemunhando os feitos de Deus em sua vida.
A oração é a companheira de todas as horas!
Não se alcança uma vocação sem oração! E não existe a oração certa, mas aquela que brota do interior do coração e se eleva a Deus, como nos diz Santa Teresinha. Logo, fale com Deus sobre o desejo de encontrar alguém de maneira sincera e sem medo.
É possível também recorrer à intercessão dos santos que viveram o matrimônio e agradaram o Coração de Deus. Nesta lista tem primazia a Virgem Maria e seu esposo São José, depois há muitos santos e santas que testemunharam essa vocação em suas vidas.
Por fim, frequentar lugares que favoreçam encontros tranquilos, amizades sadias e seguras. E, acima de tudo, prezar pela vida que Deus lhe concedeu em sua singularidade e originalidade! E assim o tempo da espera não será longo, mas suficiente!