Sandra Sabattini foi a primeira noiva santa a subir aos altares da Igreja Católica. Infelizmente, ela teve sua vida interrompida bruscamente, mas viveu intensamente seus 22 anos de vida!
A Beata “doava a quem tinha necessidade a acolhida sem julgamentos, porque desejava comunicar o amor do Senhor”, assim disse o cardeal Marcello Semeraro no dia da beatificação da jovem noiva.
O pai afirmou que a jovem:
“Dava um testemunho que surpreendia a mim e a sua mãe e víamos como dava seu dinheiro aos mais necessitados. Minha filha não oferecia apenas ajuda material, mas dava a quem precisava acolhida, sem nenhum julgamento pois desejava comunicar a voz do Senhor”.
Assim, resta-nos saber quem foi Sandra e que lições ela deixou e a tornaram beata, sendo um modelo para toda noiva que deseja abraçar a Vontade de Deus. Confira neste post!
A história de Sandra – a noiva beatificada
Antes de mais nada, Sandra nasceu na Itália, em 19 de agosto de 1961, em Riccione e viveu seus primeiros anos no município de Misano Adriático, na província de Rimini. Ainda criança – aos 4 anos – mudou-se com a família para casa paroquial onde seu tio era padre.
Com apenas 11 anos começou a escrever o seu diário, onde se encontram muitas de suas orações e reflexões espirituais. Em 1975, conheceu o padre Oreste Benzi, fundador da Comunidade Papa João XXIII, que se dedicava aos “últimos” da sociedade.
Desde cedo, era inclinada à caridade. Quando uma pessoa pobre batia à porta de sua casa, se ela considerasse que sua família não lhe havia dado o suficiente, ela corria atrás da pessoa para completar a doação com suas economias.
Em 1982, trabalhou como voluntária em uma comunidade terapêutica para dependentes químicos. Ao final do ensino médio, ficou na dúvida entre ir para a África ou fazer medicina, mas, pelas boas notas, optou por se matricular na Universidade de Bolonha.
A noiva conhece o noivo!
A beata conheceu Guido em 1979 e ambos compartilhavam o sonho de ir à África para servir os “últimos dos últimos”. Ele é quem melhor fala sobre a sua primeira noiva: não que fosse fácil acompanhá-la em tudo, mas sua alegria e confiança em Deus o impressionavam.
Guido também dizia que ela sempre buscava envolvê-lo em tudo para que caminhassem juntos e que era claro o quanto Sandra buscava fazer a Vontade de Deus em tudo. No decorrer da vida, Guido perdeu a noiva e ganhou uma intercessora no céu.
Em 29 de abril de 1984, eles iam a um encontro da Comunidade Papa João XXIII. Assim que Sandra saiu do carro e esperava para atravessar a rua, foi atropelada por um veículo que vinha na contramão. Ela ficou três dias em coma e faleceu em 2 de maio.
Segundo Guido, a beatificação da noiva revela:
“A grande misericórdia do Senhor que nunca nos deixa sós, mesmo quando acreditamos que caminhamos sozinhos, enquanto Ele nos conduz pelo braço, como vimos escrito na porta de uma igreja em Gubbio que visitei com a Sandra”.
Ensinamentos para uma noiva de hoje
Segundo o relato de sua família, amigos e do próprio noivo, Sandra tinha uma intensa vida de oração, o terço diário e a meditação diária da Palavra de Deus, como também o hábito de rezar a primeira hora de cada ano em frente ao Santíssimo Sacramento.
Assim é possível colher muitos frutos de sua vida, principalmente para cada noiva hoje, seja pela oração da beata, seja pelo testemunho de sua vida virtuosa. Por isso, selecionamos quatro frases de Sandra Sabattini que inspiram lições fundamentais para a vida em santidade:
#1 A vida de oração
Aos 16 anos a noiva beata escreveu:
“Senhor, tu me deste um grande presente, o de querer dar a minha vida aos mais pobres. Agradeço por isso, porque, embora eu ainda não o tenha explorado, depositaste em mim este grande presente. Espero poder fazê-lo frutificar e espero poder entender como”.
A beata escreveu seus diálogos com Deus, sua oração, de forma simples. Dessa maneira, a oração é a primeira atitude de uma noiva que deseja a santidade.
#2 Viver intensamente apesar da fragilidade da vida
Na última página de seu diário, dois dias antes do acidente, Sandra escreveu:
“Esta vida não é minha. Esta vida, que vai evoluindo por um sopro que não é meu, passa num caminho sereno que não é meu”.
Ela tinha conhecimento da fragilidade da vida – como um sopro – mas viveu intensamente, sem medo, realizando o desejo de sua alma, em comunhão com Deus e levando consigo os amigos e o noivo. Toda noiva tem inúmeros sonhos que precisa colocar diante de Deus.
#3 A caridade com os mais necessitados
“Se eu realmente amo, como posso suportar que um terço da humanidade morra de fome, enquanto mantenho minha segurança ou minha estabilidade financeira? … Hoje há uma inflação de bons cristãos enquanto o mundo precisa de santos!”
A caridade é o princípio da vida cristã, não se ama a Deus sem amar o próximo! Esse ensinamento não serve apenas para alguma noiva, mas para toda pessoa de fé. Sandra encontrou seu jeito de servir, cada um pode, também, descobrir o seu.
#4 Cada minuto é uma oportunidade para amar
Dois anos antes de sua morte, assim escreveu em seu diário:
“Senhor, que cada ação minha seja determinada pelo fato de querer o bem dos jovens, cada minuto é uma ocasião para amar, a ser aproveitada”.
Essas palavras são do dia de sua beatificação em 24 de outubro de 2021, na Basílica Catedral de Santa Colomba. A hora de amar é agora! Essa lição serve para noiva, para o casamento, para os filhos, enfim! Sandra amou cada momento de sua vida!
O milagre que deu causa a beatificação
Em 19 de julho de 2007, um homem italiano de 41 anos, Stefano Vitali, viu-se curado de um câncer em metástase, após pedir intercessão de Sandra. Ele relatou a sua história no livro “Eu vivo por um milagre”, publicado em italiano e ainda sem tradução para o português.
Segundo Stefano a sua cura não foi somente física, mas sobretudo espiritual, já que o exemplo de vida de Sandra Sabattini lhe apontou:
“O caminho para alcançar a serenidade e realizar a minha vocação”.
E completou: “se ela conseguiu isso comigo, que sou teimoso, mais ainda conseguirá com tantos que vierem a encontrá-la no futuro”. Há ainda outras curas que aconteceram graças à intercessão da jovem noiva e muitas vidas que ela irá também inspirar.