A Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é conhecida, acompanhada e divulgada por muitos devotos! E esse título “Auxiliadora” é convidativo e está nas súplicas de muitos fiéis, por isso ela é tão invocada.
Ela também é padroeira de muitas Igrejas espalhadas no Brasil e no mundo, é honrada em momentos especiais e recebe as homenagens devidas na época da celebração desse título de Auxiliadora! E cada paróquia tem sua particularidade para celebrar a Virgem Maria!
Logo, com a mesma intensidade e carregando uma grande responsabilidade de honrar a patrona da Família Salesiana, encontram-se os devotos do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora!
Portanto, neste post, convidamos você a conhecer 5 curiosidades que fazem parte da nossa festa de Nossa Senhora Auxiliadora, patrona do Santuário.
Não esqueça o porquê da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora!
“Contra fatos não há argumentos” (George Hegel – filósofo). Portanto, são claras as evidências da celebração da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora: em 1571, Selim I, Imperador turco, ambicionava dominar a Europa. Porém, não contava com a força da fé e da intercessão da Virgem Maria.
Foi então que o Papa Pio V decidiu levantar um exército diferente, formado por uma única pessoa: invocou a intercessão da Virgem Maria para esse combate contra a escravidão mulçumana. E o resultado veio em 7 de outubro de 1571 quando o tirano desistiu da invasão.
O Papa, em gratidão à Virgem, acrescentou nas ladainhas loretanas a invocação: Auxiliadora dos Cristãos. Mas houve outra batalha: em 1816, Napoleão, com raiva da excomunhão recebida, sequestrou o Papa e levou-o para a França.
Contudo, o Santo Padre recorreu novamente à Virgem prometendo que, se fosse libertado, iria coroar a imagem e entronizá-la na Catedral. E o resultado não foi outro: após 5 anos, o Papa estava livre, cumpriu sua promessa e instituiu o dia 24 de maio como a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora! Viva a grande Mãe de Deus!
5 curiosidades da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora localizado em Cuiabá – MT tem a imensa alegria de honrar a Virgem Maria com esse título. Ainda mais, o Santuário é administrado pelos Salesianos cuja patrona da congregação é a Senhora Auxiliadora.
Toda Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é feita com muito amor e zelo. Acontece a peregrinação da imagem da Virgem – réplica da imagem que fica no santuário – nas residências dos festeiros para abençoá-los.
Além disso, é realizado um grande retiro de preparação com a comunidade. São três dias de espiritualidade, fraternidade e celebração antes de começarem os trabalhos da festa, uma vez que os dias são intensos, há muito trabalho, mas o motivo é nobre e a oração não pode faltar.
Veja mais 5 curiosidades da nossa festa!
#1 A festa conta com um rei e uma rainha
Duas pessoas escolhidas pela comunidade. Eles são responsáveis por organizar a festa do início ao fim. Este ano foram escolhidos Marcel Augusto Leite Campos e Eliete Santos Sragiotto, paroquianos comprometidos e ministros extraordinários da sagrada eucaristia.
#2 A novena é feita em nove meses e não em nove dias!
Começou em agosto de 2023 e termina em abril de 2024. Nos dias que antecedem a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em 24 de maio, são celebradas Missas e acontece a quermesse com todos os convidados e paroquianos.
#3 Chegado o mês de maio, a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora se intensifica
Quando se aproxima o grande dia da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, são celebradas Missas, acontece a coroação da Virgem, visitas de outras comunidades e a presença dos religiosos Salesianos de outros lugares.
#4 Todo sábado ocorre a peregrinação da imagem no comércio
A imagem da Virgem peregrina por muitos lugares, mas ela olha também para os trabalhadores do comércio para abençoar suas vidas e o trabalho desse setor.
#5 A imagem presente na arte da camisa
Todos os anos a arte da camisa é preparada com muito capricho, mas este ano é diferente: a imagem que foi estampada foi abençoada por Dom Bosco quando os salesianos foram enviados para o Brasil, chegando ao Mato Grosso. Esse ano a paróquia comemora 130 anos de fundação.
Ela é a Senhora do Auxílio e dos auxiliados!
Um dos títulos mais importantes de Nossa Senhora é o de Mãe de Deus. E o Senhor nos confiou à sua Mãe; somos, portanto, seus filhos queridos. Ela é para todos nós a Senhora Auxiliadora e nós temos o privilégio de termos o seu auxílio.
Dessa forma, nosso coração se enche de gratidão e nossa vida se inclina para prestar as homenagens que ela merece. Viva Nossa Senhora Auxiliadora!